Quem possui uma empresa ou gerencia um setor grande já conhece um pouco das dificuldades. Não é fácil fazer uma grande operação caber em um pequeno orçamento. Ou ainda, liderar um time e controlar tudo sem bagunça. As rotinas financeiras não ficam longe disso.
Se esse é o seu caso, aqui vão 5 dicas breves de como organizar o financeiro da sua empresa. Além de garantir economia e eficiência, estar bem organizado vai tornar sua vida empresarial muito mais prática. Vamos lá!
1- Exercite a disciplina
Nada vai te levar a rotina financeira ideal se não o compromisso e a disciplina. É necessário definir um dia a dia ideal e segui-lo com rigor. É como ir à academia. É fácil ser distraído pelo trabalho, estudos, mas se é sua meta ir diariamente, você vai. A disciplina vai te motivar.
Portanto, nesse caso, empresas de grande porte precisam acompanhar bem de perto alguns indicadores principais de desempenho. Incluem-se aí: faturamento, custos fixos, custo total, lucro, margem de lucro, etc. Essa precisa ser a sua disciplina diária. A
2-Sempre separe contas pessoais e empresariais
Pequenos empresários costumam cometer um erro sumário e que pode levar à falência da empresa: misturar as contas. É necessário organizar, de forma rigorosa, o que entra e o que sai de dinheiro de cada uma das contas.
Esse erro pode ser encontrado em muitas empresas familiares também. Utilizar recursos próprios diretos também precisa ser evitado. É um atalho muito rápido para a falência do negócio.
3-Defina um orçamento anual
Assim como você provavelmente faz metas para o ano que inicia, sua empresa também precisa saber onde quer chegar. E, para isso, um orçamento é uma das principais ferramentas de gestão. Saber onde chegar e quanto pode ser gasto para trilhar esse caminho.
Afinal, assim você garante que tem um valor limite para investir em qualquer aspecto. Seja um novo ambiente, novos móveis, contratações, enfim. E consegue se certificar de que não gastará mais do que era possível. É o ideal para garantir a saúde financeira do seu negócio.
4-Controle as movimentações financeiras
Como você consegue saber o que gastou e onde gastou? Anotando e controlando tudo. E a forma como isso pode ser feito é muito variada. Uma das melhores formas ainda é utilizando soluções tecnológicas. Afinal, hoje já existem inúmeros aplicativos e softwares criados para tornar a rotina financeira mais fácil.
Porém, se você faz o perfil mais conservador e prefere ter o controle manual de tudo, também pode controlar por planilhas. Esta pode ser uma forma mais difícil, mas o importante mesmo é saber por onde anda o dinheiro da sua empresa.
Aqui neste link você encontra uma lista com 5 aplicativos para controle financeiro e de gastos.
Conclusão
Se você chegou até aqui, agora entende como fazer um bom controle da sua rotina financeira. Seja utilizando os métodos tradicionais ou a tecnologia. O primordial é conseguir manter os dados e metas muito bem mapeados.
Se você busca transferir a responsabilidade e a burocracia do seu setor financeiro, conheça a Focus BPO. Conosco você pode ficar livre das demandas financeiras diárias e despender mais tempo ao que é essencial ao seu negócio.
Clique aqui e converse conosco sobre tudo que podemos fazer pela sua empresa.