Basicamente, podemos dizer que para fazer a portabilidade de crédito, é necessário utilizar a inteligência financeira, avaliando o momento da empresa para analisar e concluir a necessidade de efetuar essa solicitação. Diferente de um refinanciamento, nesta modalidade de crédito seu contrato pode ir para outra instituição financeira, com condições melhores e que se encaixem com o atual momento de sua empresa, o qual a torna uma das medidas importantes quando o assunto é segurança financeira e a necessidade de reestruturação do seu negócio devido à situações inesperadas.
Nesse artigo, seguem todas as informações necessárias para entender melhor o conceito, e como solicitar a adesão dessa forma de crédito, tão visada nos últimos tempos.
O quê é?
De forma concisa, a portabilidade de crédito é a possibilidade de trocar seu empréstimo atual por um novo empréstimo, em uma nova instituição financeira, a qual teria condições mais vantajosas. Essa troca é realizada entre o banco credor, responsável pelo contrato vigente, e a nova instituição a qual você deseja migrar.
O valor do crédito, no novo banco, não poderá ser superior ao saldo original, onde a única variação permitida é no valor das prestações, devido a nova taxa de juros aplicada.
Isso é válido para todas as modalidades de contratação, como crédito consignado, empréstimo pessoal, cheque especial, financiamento, entre outros.
Com base nas informações, pode-se dizer que o objetivo da portabilidade de crédito é diminuir o impacto das prestações no seu orçamento mensal, auxiliando sua empresa no momento atual, caso necessite de melhores condições no orçamento de sua empresa.
Como fazer?
Para solicitar a portabilidade de crédito de forma segura, é necessário seguir os seguintes passos:
- A solicitação deverá começar pelo pedido de avaliação do saldo devedor à CIP (Câmara Interbancária de Pagamentos), que intermedia o processo de portabilidade.
- A seguir, fazer a simulação de contratação em diversos bancos é a melhor forma para garantir a opção mais vantajosa.
- Contate seu banco de origem, solicitando o extrato para liquidação da dívida, onde estão todos os dados do crédito contratado.
- Solicitar a portabilidade à nova instituição, já com o boleto de quitação de dívida da sua instituição anterior.
- Será feita sua análise de crédito e, depois disso, a operação é liberada.
Além de gratuito, esse serviço é relativamente rápido de retorno, levando cinco dias úteis para ser oficializada a transferência de dívida.
Após esse processo, e tendo a liberação de todos os envolvidos, você só terá que se preocupar com as prestações restantes do seu empréstimo.
Por conta de questões financeiras como esta e outras tantas, que nossa empresa trabalha para proporcionar uma gestão inteligente, com visão e perspectiva do futuro, onde nosso cliente terá mais tempo e estará mais preparado para focar nos seus objetivos.
Nunca é cedo demais para começar a planejar. Conheça a Focus BPO.