Apesar de ser uma recomendação muito popular, você conhece os benefícios de separar as contas pessoais e empresariais? Confira neste artigo.
Por mais que pareça mais simples ter apenas uma conta, essa prática pode prejudicar seu negócio no médio e longo prazo, não importa seu ramo de atividade. Além disso, ao unificar as contas, imediatamente pode gerar confusão e ocasionar erros. Por fim, você ainda pode ter problemas com a Receita Federal.
Separar as contas física e jurídica é um passo fundamental para melhorar a gestão financeira da sua empresa, que é uma das chaves do sucesso. Sem esse controle, fica praticamente impossível entender os resultados da empresa, planejar o futuro e tomar decisões estratégicas.
É preciso analisar as finanças da empresa de forma isolada, para verificar seu desempenho e avaliar intervenções. Para isso, o ideal é que as entradas e saídas de dinheiro sejam todas referentes à conta empresarial, evitando o trabalho de separar cada movimentação manualmente, o que acarretará em mais tempo perdido e aumentará a possibilidade de erros.
Além de evitar problemas, há uma série de benefícios em possuir uma conta jurídica em relação à conta de pessoa física. Por exemplo, algumas pacotes de serviços bancários possuem custo menor.
Em relação às vantagens, cabe mencionar também, cartões de crédito, taxas de juros diferenciadas, e alguns outros serviços são ofertados só para as contas da empresa.
Outro ponto é que os serviços de conta jurídica são diferenciados. Você tem muito mais credibilidade com seus clientes e fornecedores com um boleto personalizado ou com cobranças em nome da empresa. Há fornecedores, inclusive, que não aceitam pagamento através de conta de pessoa física.