Apesar de a terceirização de serviços ser algo já bem conhecido e consolidado, o BPO Financeiro, por outro lado, está crescendo em popularidade no Brasil. Como algo novo, certamente surgem muitos mitos e equívocos em relação a esta solução.
A educação financeira não faz parte da realidade de muitos brasileiros. Inclusive os empresários do país muitas vezes não têm os conhecimentos fundamentais para gerir seu negócio.
Além disso, muitas empresas – ainda mais MEI, e PME – sofrem com o acúmulo de funções em apenas um funcionário (e em muitos casos é o próprio proprietário), o que dificulta que prejudica a eficiência do setor financeiro, consequentemente trazendo inúmeras dificuldades para a empresa.
Por conta deste cenário, o BPO Financeiro vem se tornando a solução mais viável para empresários – independente do porte da empresa – que queiram aproveitar todas as vantagens que uma gestão financeira inteligente e eficiente possibilita.
Entretanto, por outro lado, muitas pessoas que não conhecem o BPO Financeiro acabam chegando a conclusões equivocadas sobre este serviço. Neste artigo, buscamos desmitificar os equívocos mais recorrentes sobre BPO Financeiro.
“BPO Financeiro é só para grandes empresas”
Não é verdade. O BPO Financeiro, na realidade, custa muito menos do que manter um departamento financeiro interno. Por exemplo, com suas rotinas financeiras terceirizadas, você economiza em vários pontos em relação ao departamento interno, como por exemplo: encargos trabalhistas, salário base conforme sindicato, estrutura física (computador, cadeira, sala), treinamento, provisões, benefícios, etc.
Já no caso do BPO Financeiro, você só precisa se preocupar com o custo da mensalidade do seu plano.
“Perderei o controle da minha empresa”
Não é verdade. Você continua com total controle sobre as decisões da sua empresa, até porque é você quem decide quais serviços serão delegados para o BPO Financeiro.
Além disso, o empresário que contratou o serviço de BPO Financeiro poderá ter muito mais tempo para cuidar do core business, ainda podendo contar com todos relatórios que o BPO fornecerá para ajudar na tomada de decisão.
“O BPO vai mexer no dinheiro da minha empresa sem minha autorização”
Isso não acontecerá. Pelo contrário, o BPO analisará suas contas, fluxos e outros pontos. Após entendermos qual a dinâmica financeira da sua empresa, informaremos as oportunidades que poderão melhorar seus resultados. A partir disso, as rotinas operacionais ficam por nossa conta e você tem mais tempo e tranquilidade para focar em seu core business.
“As empresas de BPO Financeiro são inflexíveis”
Isto é um equívoco. Na realidade, o BPO Financeiro pode se responsabilizar apenas por determinada parte do setor financeiro, de acordo com a preferência do empresário.
Além disso, na Focus BPO, temos diversas soluções que podem ser incorporados à nossa prestação de serviços para melhor atender a necessidade da sua empresa.
“A tecnologia substitui o BPO Financeiro”
Mito. Muitos aplicativos e soluções para ajudar na gestão financeira empresarial vem surgido recentemente, mas não são apenas ferramentas, o que não supre a falta de um profissional qualificado com vasta experiência em finanças corporativas para cuidar do financeira da sua empresa.
Lembrando que caso você, empreendedor, tenha alguma dúvida sobre BPO Financeiro, pode entrar em contato direto com um especialista em finanças corporativas. Basta preencher o formulário abaixo ou entrar em contato pelo WhatsApp, utilizando um dos botões na página.