Quarto termos muito usados quando se fala em finanças. Para muitas pessoas, têm o mesmo significado, mas na verdade possuem diferenças significativas.
Gasto, custo e despesas e investimento. Sim, entre estes termos existem pontos em comum: todos são sobre dispêndios para adquirir algo. Mas cada um deles possui um significado próprio. Entender a particularidade de cada um pode, de certa, forma, melhorar a gestão financeira da sua empresa. Confira abaixo as diferenças, para que você nunca mais confunda:
Gastos
Gastos englobam custos e despesas. Portanto, é tudo que sai do caixa. Em outras palavras, trata-se de todo sacrifício financeiro.
Despesas
Despesa não está vinculada à atividade fim, e sim relacionada à estrutura mínima de produção. São consumos indiretos que suportam a obtenção de receita, podendo ser dividida em três tipos:
- Administrativa: gastos gerais de uma empresa que não estão ligados diretamente à produção. Exemplos: plano de internet, limpeza, material de escritório, seguros e benefícios.
- Financeira: valor de encargos e juros que a empresa deve pagar aos credores em empréstimos e financiamentos contraídos.
- Comercial: são todas aquelas com o intuito de impulsionar os processos de venda, incluindo marketing e publicidade. Exemplos: comissões para vendedores, serviço de frete, investimento em campanha publicitária.
Custo
Custo esta intimamente ligado à atividade fim. Utilizado para produção de outros bens e serviços.
Entender a diferença entre despesas, investimento, custos e gastos é fundamental para realizar uma gestão financeira mais eficiente, pois é possível determinar onde é possível cortar ou não. Alguns exemplos são: obtenção de matéria prima, fabricação de materiais, compra de mercadorias.
Investimento
O investimento tem como objetivo um retorno em curto, médio ou longo prazo. É feito em função de vida útil ou benefícios futuros. Exemplo: a compra a mais de estoque é investimento, e só se transforma em custo quando vai para produção.
Ficou alguma dúvida? Solicite uma consultoria gratuita com um especialista em finanças corporativas preenchendo o formulário abaixo ou clicando no botão do WhatsApp.