Ter controle sobre as finanças corporativas é um dos fatores determinantes para o empreendedor que deseja crescer empresarialmente.
Toda empresa que tem pretensão de expandir seus negócios precisa ter um bom controle sobre suas receitas para se manter forte no mercado. Para isso, um bom planejamento e organização financeira são fundamentais.
Você sabe quais estratégias são necessárias para gerenciar bem as finanças corporativas?
Neste artigo, explicaremos do que se tratam essas finanças, quais seus objetivos e que indicadores você pode utilizar para assegurar uma boa gestão do seu negócio.
O que são Finanças Corporativas?
Uma área que abrange todas as decisões financeiras de um negócio, assim define-se as Finanças Corporativas. Elas compreendem todo o capital corporativo de uma organização. Desde a sua composição societária, sócios para a formação de seu patrimônio, ferramentas de análise, até indicadores e tomadas de decisão.
Essa área é a responsável por praticamente quase tudo que acontece dentro do segmento de finanças de uma instituição. Afinal, é por meio dessas finanças que torna-se possível administrar riscos e aumentar a valorização de um negócio.
Entretanto, essa área não se limita apenas em ter bom controle de caixa ou manter contas em dia. Com propósito muito maior, as finanças corporativas visam adotar medidas estratégicas que resultem em decisões mais acertadas para o negócio. Sempre embasadas em precificação e otimização de custos.
Sendo assim, dentro do processo de gestão é fundamental saber fazer a divisão correta entre as finanças que fazem parte do escopo de trabalho e as que são pessoais. Dessa forma, evita que a organização perca o controle de suas receitas e tenha problemas graves de saúde financeira.
Qual a importância de dividir finanças pessoais e empresariais?
Dentro do processo de gestão, é fundamental em um negócio dividir corretamente as finanças corporativas das finanças pessoais. Isso porque, dessa forma, evita-se que a organização perca o controle de suas receitas e, por exemplo, tenha que enfrentar problemas graves de saúde financeira.
Não separar finanças pessoais das empresariais, em alguns casos, pode até causar a falência do negócio.
O ideal é sempre ter metas e objetivos bem estabelecidos e entender que mesmo tendo o próprio negócio, as finanças devem ser bem divididas. Dessa forma a empresa conseguirá crescer e evoluir de forma saudável e ter suas rendas extras investidas em novos produtos e serviços.
Além disso, também é contra indicado sócios ou donos tirarem dinheiro da própria reserva pessoal para resolver a contabilidade ou finanças empresariais. O fato é que essa solução é paliativa, somente resolverá o problema do momento, mas posteriormente pode acabar criando outro ainda maior.
Quais os principais objetivos das Finanças Corporativas?
Um dos principais objetivos dentro da área de finanças corporativas é, sem dúvidas, a valorização do patrimônio empresarial. Essa relevância em grande parte é construída por meio de lucros, resultados positivos ou investimentos.
Além disso, é preciso também ter uma atenção especial quanto ao fluxo de caixa. O ideal é que ele esteja sempre no positivo. Esses processos incluem toda a gestão financeira e se referem a controlar também as despesas e riscos.
Por fim, o departamento financeiro de uma empresa é algo que trabalha fortemente com a análise de indicadores. Afinal, conseguindo identificar de que forma as finanças corporativas se apresentam em diferentes áreas e ferramentas, é mais fácil tomar decisões mais acertadas com base nessa visão completa.
Veja os principais indicadores utilizados para gerir as finanças corporativas:
- Ticket Médio
- Custos Fixos
- Roi (Retorno sobre o investimento)
- Grau de endividamento
Quer melhorar a gestão das finanças corporativas da sua empresa, mas não sabe como? Então, fale com um dos nossos especialistas.
Economize tempo e dinheiro com a terceirização das rotinas financeiras e foque no que realmente importa: o crescimento da sua empresa.
Trabalhamos para proporcionar uma gestão financeira inteligente e com real visão e perspectiva do futuro, onde o empresário estará pronto para ir mais rápido, forte e seguro em direção aos seus grandes objetivos.
Nunca é cedo demais para começar a planejar. Conheça a Focus BPO.