DRE, BP e DFC: O que são e por que são importantes

Símbolo Focus BPO

Para muitas pessoas, estas três siglas não fazem o menor sentido. Mas você, empreendedor, se quiser ter uma gestão financeira de sucesso, é preciso conhecê-los bem.

Entender estes conceitos, mesmo que você não trabalhe diretamente com contabilidade, é necessário para ter controle da gestão do seu negócio.

Por este motivo, elaboramos este artigo no qual explicamos melhor o que é DRE, BP e DFC.

DRE

A Demonstração de Resultados tem como objetivo informar o resultado líquido do exercício de um determinado período. Este dado é obtivo através o confrontamento entre receitas, custos e despesas. O DRE fornece um resumo de todos os resultados operacionais do período escolhido. Por esse motivo, também pode ser utilizado como um facilitador de decisões na empresa. Conheça mais sobre Criar uma cultura de orientação por dados e saia na frente.

O principal objetivo da DRE é conhecer a margem de lucro da empresa.

DFC

A Demonstração dos Fluxos de Caixa, é um relatório que lista todas as origens de recursos que a empresa obteve em um determinado período. De forma resumida, incorpora todo o movimento de entradas e saídas do caixa da empresa em um documento.

Este relatório é obrigatório para todas as companhias de capital aberto (aquelas que vendem ações na bolsa de valores) e também para aquelas que declaram um patrimônio acima de R$ 2 milhões.

O DFC serve para mensurar qual potencial capacidade de geração de caixa. Além disso, ajuda os analistas a detectar possíveis fraudes e demonstrar a saúde financeira da empresa.

BP

O Balanço patrimonial é um relatório que agrupa todos os ativos e passivos da empresa. Assim, proporciona uma visão sobre a situação contábil e financeira da organização.

O balanço é um termo bem popular, e é possível que você já tenha visto. Entretanto, diferente do que se acredita, não é uma burocracia contábil, e sim uma ótima ferramenta que pode ajudar a empresa a tomar decisões sobre aporte, investimento, e outras práticas financeiras.

Conte com um especialista à sua disposição

Os conceitos de DRE, BP e DFC vão muito além deste resumo. Sabemos que a gestão financeira pode ser muito complexa, principalmente se o empreendedor não puder investir o tempo necessário.

Por isso, muitos empresários estão considerando o BPO Financeiro como uma solução para ter uma gestão financeira eficiente, administrada por profissionais experientes, que pode ajudar, não só a manter as contas e obrigações em dia, mas também impulsionar seus resultados e produtividade.

Posts recentes

Gestão financeira inteligente e acessível

Economize tempo e dinheiro e foque no seu core business.

Ficou alguma dúvida?

Fale agora com um especialista em finanças.

Nunca enviaremos SPAM.
Responder
1
Fale pelo WhatsApp!
Olá! Bem vindo(a) ao atendimento da Focus BPO! Como posso ajudar?