Se você é empreendedor ou gestor, sabe a importância, para a empresa, de um departamento financeiro eficiente e bem organizado. No artigo de hoje, abordaremos uma questão muito pertinente: vale mais a pena montar um departamento financeiro interno ou contratar um BPO e terceirizar seu financeiro?
O setor financeiro não é apenas responsável por pagamentos e recebimentos. Na realidade, tem um papel de extrema importância na empresa, e pode ajudar a melhorar diversos aspectos de um negócio. Desde a redução de custos operacionais até o apoio no processo de tomada de decisão, conforme foi abordado em nosso blog.
Sabendo da importância de uma boa gestão financeira para sua empresa, nasce a dúvida: melhor investir em uma equipe interna de profissionais para cuidar do setor financeiro ou contratar uma empresa de BPO Financeiro.
Além das duas opções, existe também a possibilidade de a empresa possuir um sistema híbrido, no qual alguma parte das funções do financeiro são delegadas para um BPO Financeiro, e outra parte permanece na equipe interna.
De antemão, é preciso mencionar cada empresa precisa fazer uma análise bem realista sobre as vantagens que cada solução de gestão pode proporcionar. Pois cada negócio possui suas demandas específicas.
Considerando este questionamento, elaboramos um comparativo entre os departamentos financeiros internos e terceirizados.
Um dos principais pontos a se considerar no momento da decisão. Em relação aos custos, evidentemente o terceirizar o departamento financeiro é mais vantajoso.
É preciso estar em dia com os encargos trabalhistas e salários (conforme piso sindical) dos profissionais que integram o departamento financeiro interno.
Com isso, os custos são mais elevados em relação ao BPO Financeiro, que conta apenas com o valor da mensalidade do plano escolhido.
Além disso, existem outros fatores que encarecem ainda mais os custos do departamento financeiro interno, como treinamento, benefícios, bonificações e fornecimento de estrutura para o trabalho, seja física (cadeira, mesa, sala, ar condicionado, etc) ou lógica (softwares e ferramentas).
Contratar funcionários para o setor financeiro da empresa pode ser um processo difícil e demorado. O processo seletivo pode ser longo e complicado. Além disso, a contratação envolve uma série de burocracias que lhe farão perder tempo e dinheiro.
Por outro lado, contratar um plano de BPO Financeiro para cuidar o seu setor financeiro é muito mais simples. Basta entrar em contato e solicitar sua consultoria gratuita com um de nossos especialistas em finanças corporativas.