Crie uma cultura de orientação por dados e saia na frente

Símbolo Focus BPO

Considerando o cenário cada vez mais competitivo, é preciso tomar as decisões certas para que a gestão financeira de um negócio seja eficiente e que ajude a impulsionar os resultados.

Com as ferramentas hoje presentes – muitas de forma gratuita, é possível implementar uma cultura de orientação por dados para tomada de decisões baseadas na preditividade. O assunto é ainda desconhecido e até mesmo temido por muitos, mas, resumidamente, tem o intuito de ajudar a prever os acontecimentos e, assim, ajudar a tomar decisões mais precisas.

O que é a análise preditiva financeira?

Na prática, trata-se da avaliação de dados e históricos para a projeção de um contexto futuro. Diferentemente de palpite ou proposições, é uma previsão muito mais fundamentada e embasada, que analisa combinações de métricas – os indicadores financeiros.

Os indicadores financeiros são medidas que revelam a situação de uma empresa com base em seus resultados. Os indicadores chave são rotulados como KPI’s (Key Performance Indicator), e medem os principais processos da empresa, proporcionando um acompanhamento melhor e mais preciso dos indicadores que mais importam.

Você sabe quais são os indicadores internos e externos que impactam diretamente o seu negócio? Os internos dependem, claro, de cada negócio especificamente. Exemplos de indicadores externos: Dólar, IPCA, Selic, CDI e CDB, salário mínimo, acordo coletivo, avanços tecnológicos, expectativa de Vida, preço do barril de petróleo e outras commodities.

Estar em dia com estes indicadores pode ajudar você a proteger-se de riscos, por exemplo se precavendo com a contratação de um seguro, bons contratos com fornecedores, usando a estratégia de Hedge, margem de segurança e cronogramas financeiros.

Business Intelligence (BI)

Você já ouviu falar neste termo? Atualmente, muitas empresas fazem o uso de ferramentas de BI. resumidamente, é a junção de Negócio, Gestão e TI, que proporciona uma visão abrangente dos dados da organização e faz o uso destes para ajudar a promover mudanças que tragam resultados.

Exemplos de Business Intelligence

Existem diversas ferramentas de BI disponíveis. Muitas delas são pagas. Um exemplo é O IBM Watson Analytics, uma das ferramentas mais conhecidas.

A Microsoft também possui sua ferramenta, batizada de Microsoft Power BI, que permite a integração com outros aplicativos da empresa.

O Google possui o Google Data Studio, uma das poucas ferramentas populares de BI gratuitas, que também permite integração com outras soluções do Google.

O Tableau é uma das ferramentas de BI mais antigas e também muito popular.

Dicas

Além de familiarizar-se e buscar aplicar alguns conceitos para criar uma cultura de tomada de decisão baseada em dados, também é recomendado seguir os especialistas no assunto nas redes sociais, assinar Newsletter de sites ou organizações que influenciam os indicadores externos que mais impactam o seu negócio e sempre estar atualizado sobre as notícias que também podem atingir este indicador.

Sabemos que são muitos conceitos e que a jornada para a tomada de decisão baseada em dados é um pouco longa. Mas não se preocupe, você pode sempre contar com um especialista no assunto para te ajudar. Aqui na Focus BPO, oferecemos uma consultoria gratuita com análise dos principais resultados do último mês da sua empresa. Para solicitar, basta entrar em contato com um especialista, clicando no botão do WhatsApp ou preenchendo os formulários de contato do site.

Posts recentes

Gestão financeira inteligente e acessível

Economize tempo e dinheiro e foque no seu core business.

Ficou alguma dúvida?

Fale agora com um especialista em finanças.

Nunca enviaremos SPAM.
Responder
1
Fale pelo WhatsApp!
Olá! Bem vindo(a) ao atendimento da Focus BPO! Como posso ajudar?