Conselho de administração e a sua importância nos negócios

Símbolo Focus BPO

Um salto importante no desenvolvimento de uma empresa é assegurar uma boa governança corporativa. Assim, a gestão do negócio passa a ser mais estratégica, sistematizada e, consequentemente, mais transparente. E para que isso seja possível, é necessário o apoio de um conselho de administração eficiente.

Parte essencial para levantar discussões sobre diversos aspectos importantes em uma organização, o Conselho de Administração ajuda no controle de prestação de contas, responsabilidade administrativa, equidade, bem como em outros aspectos importantes para o funcionamento de uma empresa.

Se você deseja entender mais sobre as responsabilidades e a importância desse órgão fundamental para um bom funcionamento de uma empresa, então siga esta leitura. 

O que é Conselho de Administração?

O conselho de administração é o órgão responsável por supervisionar todas as atividades administrativas de uma organização. Ou seja, é o responsável pelas principais deliberações e decisões estratégicas de um negócio. 

Além disso, auxilia na análise de resultados e na prestação de contas, tendo como uma das suas principais funções a busca pelo ROI (Retorno sobre investimento). Afinal, é uma das responsabilidades do grupo identificar novas oportunidades de negócios que possibilitem maior vantagem sobre a concorrência. 

O Conselho de Administração também é responsável pelo monitoramento da diretoria e funciona como uma ponte entre diretores e sócios. Em grandes organizações de diversos âmbitos, é comum que o CEO esteja em comunicação direta com esses membros eleitos pela assembleia de acionistas.

Qual a importância do Conselho de Administração? 

A criação do conselho de administração é uma das ações mais importantes para assegurar boas práticas de governança corporativa. Além disso, auxilia no alcance de maior sucesso e crescimento de um negócio.

Assim, o conselho de administração é um órgão muito importante para qualquer empresa, afinal é o responsável por diversas decisões de ordem estratégica. 

Portanto, importantes aspectos como planejamento estratégico, alocações e estruturação de capital, além de outras atividades são atribuições desse grupo.

Conheça algumas das principais responsabilidades do Conselho de Administração, encarregado pela gestão do negócio:

  1. Avaliar oportunidades, ameaças e riscos externos
  2. Apontar os pontos fortes e fracos da empresa.
  3. Estabelecer estratégias de negócio e planejamento.
  4. Se certificar que esse planejamento dá sustentação à gestão estratégica.
  5. Investigar opções estratégicas, bem como selecionar as melhores e decidir de que forma implementá-las.

Características do conselho de administração

Na gestão empresarial, os integrantes do conselho de administração podem ser divididos em três subgrupos. Veja a seguir quais são eles e as suas diferenças: 

Conselho interno

É composto pelos próprios colaboradores e gestores da empresa. Mas, como neste caso os membros fazem parte da estrutura interna do negócio, é preciso ter maior foco na imparcialidade para evitar conflitos de interesse.

Conselho externo

Aqui não existe relação direta com a organização. Mas alguns fatores ainda podem estar associados, como a inclusão de conselheiros que não possuem vínculo atual com a empresa, mas já exerceram alguma função dentro da organização. Além daqueles que possuem uma ligação próxima ou parental.

Conselho independente

Neste caso são membros que não possuem nenhuma espécie de vínculo com a organização. É bastante comum em companhias de capital aberto, onde conselheiros independentes possuem maior poder de decisão.

Sua empresa já possui um conselho de administração estruturado? Não sabe como fazer isso? Então, fale com um de nossos especialistas. 

Aqui na Focus BPO nós trabalhamos para proporcionar uma gestão financeira inteligente e com real visão e perspectiva do futuro, onde o empresário estará pronto para ir mais rápido, forte e seguro em direção aos seus grandes objetivos.

Economize tempo e dinheiro com a terceirização das rotinas financeiras e foque no que realmente importa: o crescimento da sua empresa. 


Nunca é cedo demais para começar a planejar. Conheça a Focus BPO.

Posts recentes

Gestão financeira inteligente e acessível

Economize tempo e dinheiro e foque no seu core business.

Ficou alguma dúvida?

Fale agora com um especialista em finanças.

Nunca enviaremos SPAM.
Responder
1
Fale pelo WhatsApp!
Olá! Bem vindo(a) ao atendimento da Focus BPO! Como posso ajudar?