Renegociar dívidas é o melhor caminho para assegurar a saúde financeira de um negócio. E entender como quitar débitos é um diferencial estratégico de gestão, que pode salvar a sua empresa e ainda direcioná-la para o crescimento.
Existem algumas formas de renegociar o pagamento de um débito, mas o ideal é sempre entender em que cenário você está inserido para estabelecer a melhor maneira de fazer isso.
Quer entender um pouco mais? Então, siga nossas dicas a seguir.
Resumimos em 5 passos o processo de renegociação de dívidas, para você que tem dívidas ativas, mas deseja retomar o controle das suas finanças. Confira:
1. Saiba o valor efetivo da sua dívida
Antes de renegociar dívidas, é preciso primeiro conhecer o tamanho do seu débito. Essa informação pode ajudar tanto para o cálculo do saldo devedor quanto para a apresentação de uma proposta adequada para a quitação da dívida.
Entrar em contato com o credor e solicitar o valor atualizado, incluindo taxas de juros e encargos envolvidos é o primeiro passo nesse processo. Assim como você também pode procurar os canais oficiais do agente financeiro em que o crédito foi contratado. Basta procurar a agência ou entrar em contato com a empresa pelos canais de atendimento, por exemplo.
Atualmente, já é possível fazer solicitações como essas de forma online, e simular novas condições de empréstimo. Escolha a opção que irá facilitar o processo para você.
2. Compreenda as condições da renegociação
Ter clareza durante o processo de renegociação é imprescindível. Procure saber qual é o desconto sobre a dívida total no que está sendo proposto. Caso seja preciso parcelar essa nova conta, esteja atento aos juros. Afinal, mesmo o valor mensal sendo menor, existe o risco de sair mais caro a longo prazo.
Se tiver condições de pagar a dívida à vista, opte por essa opção e peça um desconto ainda maior. Mas, se precisar parcelar o débito renegociado, lembre-se de adicionar as parcelas na planilha de gastos para não se perder e gerar uma dívida ainda maior.
3. Não aceite propostas inviáveis
Evite aceitar propostas que não estão de acordo com a sua situação financeira. Afinal, a ideia aqui é quitar débitos, certo? Portanto, tenha em mente que a proposta precisa ser viável para você poder cumprir o acordo. Entenda o que pode facilitar: seja uma parcela que caiba no seu orçamento, bem como uma taxa de juros menor com prazo maior para pagar.
Não feche negócio enquanto restarem dúvidas. Se o cálculo da dívida não estiver claro para você, questione até entender. Use como apoio sua planilha de gastos para entender se a proposta está dentro do seu orçamento.
Contudo, é sempre pertinente oferecer uma contraproposta e tentar negociar a redução de juros e parcelas da dívida. Lembre-se que essa negociação deve ser vantajosa para ambos os lados.
4. Faça portabilidade de crédito
Sua tentativa de negociação não está evoluindo? Transfira sua dívida para outro agente financeiro com melhores condições através da portabilidade de crédito.
Esse procedimento foi criado pelo Banco Central do Brasil em 2013, justamente com propósito de gerar competitividade entre instituições financeiras, a fim de melhorar as propostas para os consumidores.
Mas, antes de optar por essa operação, esteja atento às condições oferecidas pelo agente financeiro que vai assumir suas dívidas. Pense bem e analise as taxas de juros antes de fechar o negócio.
5. Fique atento para não gerar novas dívidas
Evite armadilhas após finalmente quitar suas dívidas. Siga mantendo a sua planilha financeira atualizada e continue reduzindo e cortando gastos sempre que possível.
Fazer uma reserva de emergência com parte da renda para imprevistos é o próximo passo após se estabelecer. E não se esqueça de solicitar junto ao credor sua carta de quitação.
Aliás, veja como fazer um planejamento financeiro efetivo.
Quer mais suporte para renegociar dívidas?
Então, fale com um de nossos especialistas. Trabalhamos para proporcionar uma gestão financeira inteligente e com real visão e perspectiva do futuro, onde o empresário estará pronto para ir mais rápido, forte e seguro em direção aos seus grandes objetivos.
Nunca é cedo demais para começar a planejar. Conheça a Focus BPO.