Empreender também inclui passar por grandes desafios, incluindo períodos de crise, que fazem parte da vida do empreendedor.
É necessário monitorar os sinais vitais do seu negócio. É com este diagnóstico que poderá, além de outras coisas, propor a melhor solução para o problema específico.
O Cash Runway é uma métrica utilizada mundialmente que, basicamente, indica o ‘fôlego financeiro” de uma empresa em determinado período, extraído a partir de dados. A equação para encontrar este indicador é simples: todo o dinheiro resgatável do caixa e dividir o montante pelo gasto mensal. Assim, é possível determinar o período em que ainda haverá dinheiro.
- Se o resultado da equação for 12 meses ou mais, a empresa deve ficar em status de observação, portanto a empresa, teoricamente não passará por grandes problemas, apesar de ser recomendado o monitoramento.
- Caso o resultado varie entre 3 e 6 meses, o status é de emergência, e precisará passar por cortes profundos de despesas.
- Por último, se o resultado for menor que 3 meses, a situação é grave e demandará intervenções drásticas pra sobreviver.
Tendo o diagnóstico do Cash RunWay em mãos, é a hora de montar o painel de monitoramento de índices e indicadores que permitirão uma tomada de decisão mais efetiva, baseada em dados, para retomar a saúde empresarial.
Saber exatamente qual é o Cash RunWay também garante um maior controle de gasto mais quando necessário, ou a busca por novas forma de ganhar receita. Esta métrica, portanto, tira os gestores da zona de conforto, exigindo a busca de novas soluções.
Outro ponto positivo do Cash RunWay é determinar com maior exatidão a situação da empresa. Muitas vezes os gestores podem ter uma percepção de que o problema é maior ou menor do que realmente é.
Além disso, fazendo essa previsão de tempo, a possibilidade de fazer um planejamento mais efetivo é muito maior. Assim, a empresa poderá passar, da melhor forma, por períodos de turbulência.
Portanto, enfrentar momentos de crise, o Cash RunWay é um métrica essencial.