Você já cogitou contratar um BPO financeiro para sua empresa? Dentre as diversas tarefas que um BPO pode absorver da sua empresa, o plano de contas contábil certamente está entre elas. “Esse tipo de “consultoria financeira” vem sendo a válvula de escape para muitas empresas, principalmente micro e pequenas. Principalmente, no que tange a tempo e custos.
Nesse texto, vamos explicar como a Focus BPO, empresa especializada na terceirização de rotinas financeiras, pode ajudar a montar seu plano de contas contábil. Claro, com custo muito menor do que com seu time interno.
Como é estruturado um plano de contas contábil?
A definição do plano de contas é ditado pelas diretrizes da Lei das Sociedades Anônimas. A legislação define da seguinte maneira:
Ativos
Aqui entra toda a parte positiva do patrimônio da empresa, como os bens e os direitos da organização, em suas subcategorias:
- Ativos circulantes: bens que se movimentam em um prazo inferior a 365 dias (exemplos: dinheiro em caixa, aplicações financeiras e estoques);
- Ativos não circulantes: abrangem contas a receber a longo prazo, isto é, superiores a 365 dias (exemplos: máquinas e equipamentos, participações societárias).
Passivos
Nos passivos estão as obrigações da empresa e suas dívidas, representando o negativo do negócio. Estes são subdivididos em:
- Passivos circulantes: obrigações que serão honradas dentro de 365 dias (exemplos: impostos, salários e parcelas de compras operacionais ou não);
- Passivo não circulante: despesas provisionadas que serão pagas no ano seguinte (exemplo: empréstimos bancários);
- Patrimônio líquido: o patrimônio da empresa, um capital próprio dos sócios ou dos acionistas.
Despesas e Custos
Aqui entram contas passivas, como pagamentos a fornecedores, colaboradores e relativos à compra de novo maquinário, equipamentos e acessórios para produção. Dividem-se em:
- Operacionais: relacionados à manutenção da operação (exemplo: despesas administrativas);
- Não operacionais: sem relação com a operação (exemplos: patrocínios ou doações).
Receitas
Já aqui entram todos os valores diretamente ligados à venda de produtos ou serviços que entram no caixa da empresa e aqueles relacionados ao rendimento de investimentos da empresa (exemplo: a renda de aluguéis). Podem ser divididos em:
- Operacionais: geradas diretamente por vendas ou prestação de serviços;
- Não operacionais: geradas de outras formas indiretas (exemplo: pela venda de um imóvel imobilizado).
Como a Focus BPO organiza um plano de contas contábil
Geralmente, desenhamos uma execução simples, porém completa. No geral, esse desenho possui 3 passos.
- Passo 1. Organização dos documentos da empresa – Organizar os documentos financeiros da empresa precisa ser o ponto de partida para elaborar o plano de contas. Tendo o registro de todas as transações organizadas e em mãos, vamos ao passo 2.
- Passo 2. Separação dos grupos – Fazemos a segmentação dos grandes grupos, cada um com sua descrição, e consideramos as categorias exigidas: ativos, passivos, despesas e receitas.
- Passo 3. Criamos níveis e subdivisões – Agora, realizamos a organização dos níveis, levando em conta todos os dados da empresa. É essencial que organizemos as subdivisões do modo mais detalhado possível para que todas as informações relevantes sejam incluídas, garantindo um controle financeiro amplo.
Conheça a Focus BPO
Se você deseja ampliar a capacidade do seu time, tirando dele tarefas cansativas e repetitivas, chegou a hora de conversar conosco. A Focus BPO é uma empresa de BPO financeiro, especializada em otimizar o seu tempo e o tempo do seu time.
Para saber mais sobre nosso trabalho e como podemos te ajudar, clique aqui e fale conosco.