Você já deve ter escutado falar sobre déficit e superávit financeiro, não é mesmo? Mas talvez você não entenda o significado e a importância desses dois termos.
Por isso, preparamos este artigo para ajudar você a compreender melhor como funcionam esses dois conceitos e quais são as suas diferenças. Assim, será mais fácil adotar medidas eficientes para evitar surpresas desagradáveis com relação às suas finanças.
Continue a leitura para se aprofundar no assunto.
O que é déficit financeiro?
O déficit financeiro também pode ser entendido com um saldo negativo. Isto é, quando estamos falando da falta, da ausência e da deficiência financeira. Em uma situação em que o valor gasto fica acima do valor que se ganha, dizemos que há um déficit financeiro.
Em outras palavras, acontece quando há mais passivos do que ativos. Ou seja, quando as obrigações de pagamento são maiores do que os direitos a receber em determinado intervalo de tempo.
Os riscos de sofrer um déficit financeiro são diversos. Entre os principais que o negócio pode sofrer estão: a incapacidade de quitar obrigações financeiras, resultando no atraso do pagamento de contas e podendo incidir em multas e juros; E a dificuldade para alcançar os objetivos empresariais e pessoais. Afinal, sem os recursos disponíveis torna-se inviável direcionar parte do dinheiro para investimento em projetos, por exemplo.
O que é superávit financeiro?
O superávit é exatamente o oposto do déficit financeiro. Ele representa um saldo positivo, e é registrado quando as entradas de recursos financeiros são maiores do que as saídas.
Em outras palavras, o superávit financeiro em um negócio é indicativo que houve lucro. E essa situação traz diversos benefícios para uma empresa. Afinal, em uma realidade de saldo positivo, não existe tanto risco de inadimplência ou a necessidade de solicitar empréstimos que cubram despesas, por exemplo.
O superávit indica também que houve sobras financeiras, mesmo após o pagamento de todas as contas, e esse saldo positivo permite financiar o crescimento da empresa ou a realização de projetos pessoais.
Então, como sair do déficit financeiro e alcançar o superávit?
Agora que você já compreendeu os conceitos e suas diferenças, deve estar se perguntando o que é preciso fazer para manter o saldo positivo. Separamos 3 dicas para ajudar você a evitar problemas de déficit financeiro e melhorar o seu orçamento. Acompanhe:
Registre suas movimentações financeiras
Para alcançar o superávit o primeiro passo é ter controle sobre as suas finanças. Uma das formas de fazer isso é registrando todas as movimentações financeiras mensais. Assim, você conseguirá visualizar quais são as receitas e as despesas por mês, e identificar como pode melhorar sua situação financeira.
Revise suas despesas
O segundo passo é revisar suas despesas. Após visualizar os gastos do mês você consegue identificar o que pode ser cortado a fim de diminuir custos, e também reduzir o seu déficit financeiro. Sendo assim, analise cuidadosamente seus gastos e identifique quais podem ser cortados.
Pense em maneiras de aumentar sua receita
Por fim, é importante também buscar formas de aumentar a sua receita mensal, principalmente se suas despesas essenciais estiverem comprometendo toda a sua receita. Ter uma renda extra vai permitir que você saia mais rapidamente do déficit e alcance o superávit financeiro.
Gostou? Então, aproveite esse conhecimento para avaliar e conhecer a realidade do seu negócio. E caso precise de ajuda, entre em contato com um dos nossos especialistas.
Economize tempo e dinheiro com a terceirização das rotinas financeiras e foque no que realmente importa: o crescimento da sua empresa.
Trabalhamos para proporcionar uma gestão financeira inteligente e com real visão e perspectiva do futuro, onde o empresário estará pronto para ir mais rápido, forte e seguro em direção aos seus grandes objetivos.
Nunca é cedo demais para planejar. Conheça nossos planos.