Um dos grandes desafios que as empresas vêm enfrentando atualmente é a inadimplência.
Conforme dados publicados pela Agência Brasil, o Brasil possuía cerca de 65,2 milhões de consumidores com inadimplências em fevereiro de 2022. Os homens representam 50,2% dos devedores, contra 49,8% das mulheres.
Como a grande maioria dos negócios não estão preparados para lidar com a inadimplência, acabam tendo prejuízos incontroláveis.
Diante disso, preparamos um conteúdo para você desenvolver meios de defesa e proteção que ajudem a reduzir os impactos no caixa dos negócios.
Siga esta leitura para saber mais.
O que é inadimplência?
Chamamos de inadimplência quando uma pessoa ou empresa não realiza um pagamento até a data combinada. Isto é, toda vez em que um consumidor realiza uma compra e depois não paga o boleto ou fatura do cartão até a data de vencimento, consideramos que ele se torna um cliente inadimplente.
Na teoria parece bem simples de entender, mas o grande desafio dos negócios é encontrar formas de vencer esse problema no dia a dia.
Afinal, quanto maior a taxa de inadimplentes, mas complicado é equilibrar as contas de uma empresa e manter as obrigações financeiras próprias em dia. E diante desse problema, é bem comum que empreendedores tenham que recorrer a alternativas como linhas de créditos ou empréstimos, por exemplo.
O que a inadimplência pode causar nas empresas?
A inadimplência é um problema sério e pode ocasionar diversos prejuízos para a saúde financeira de um negócio. Principalmente porque se esse problema não for combatido, pode virar algo crônico para a saúde financeira da empresa.
Entenda quais problemas o seu negócio pode ter, caso a inadimplência não seja controlada:
1. Afeta o fluxo de caixa
A operação ideal é quando a empresa realiza o controle de entradas e saídas onde valores à vista são utilizados para cobrir contas de curto prazo, e os valores de prazo são incorporados no planejamento financeiro. Mas, quando um cliente atrasa um pagamento, as finanças entram em desequilíbrio. Afinal, isso compromete o fluxo de caixa, obrigando o negócio a repensar planos e negociar prazos de pagamento, por exemplo.
2. Reduz potencial de investimento e liquidez
A liquidez é um dos principais indicadores financeiros de uma empresa e diz respeito à capacidade do negócio arcar com dívidas de curto prazo. Ou seja, de no máximo 12 meses.
Entretanto, com consumidores inadimplentes e sem dinheiro em caixa, o negócio pode perder potencial de investimento seja em maquinário, contratação de funcionários, bem como matéria prima, saindo seriamente prejudicado.
3. Desgasta o relacionamento com o cliente
A inadimplência também se torna um sério problema para a construção de um bom relacionamento com o cliente. Isso porque o próprio processo de cobrança torna-se algo chato para o consumidor, mesmo que ele não esteja agindo corretamente. E o motivo para isso é que nunca se sabe o motivo do não pagamento. Assim, negociar em cima de situações delicadas é extremamente difícil.
4. Provoca gastos extras
Por fim, um dos principais problemas que a inadimplência causa ao negócio, como falamos anteriormente, é que na maioria das vezes são as empresas que precisam arcar com os custos extras ocasionados pela inadimplência dos consumidores.
Mas, então, como evitar a inadimplência?
Existem algumas medidas que podem ser tomadas visando evitar que o negócio feche sempre no vermelho por conta dos atrasos.
Separamos algumas dicas que podem ajudá-lo a lidar com a inadimplência para que ela não tome conta do seu negócio e prejudique a sua estabilidade financeira. Confira:
- Pesquise o histórico de pagamentos dos clientes
- Diversifique as formas de pagamento
- Recompense os bons pagadores
- Tenha controle dos processos de pagamento e cobrança
- Notifique o consumidor sobre datas de vencimento
- Estruture e oriente a equipe de cobrança
Não sabe como fazer isso? Então, fale com um dos nossos especialistas.
Economize tempo e dinheiro com a terceirização das rotinas financeiras e foque no que realmente importa: o crescimento da sua empresa.
Trabalhamos para proporcionar uma gestão financeira inteligente e com real visão e perspectiva do futuro, onde o empresário estará pronto para ir mais rápido, forte e seguro em direção aos seus grandes objetivos.
Nunca é cedo demais para começar a planejar. Conheça a Focus BPO.