Inadimplência: O que fazer para evitá-la?

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Um dos grandes desafios que as empresas vêm enfrentando atualmente é a inadimplência. 

Conforme dados publicados pela Agência Brasil, o Brasil possuía cerca de 65,2 milhões de consumidores com inadimplências em fevereiro de 2022. Os homens representam 50,2% dos devedores, contra 49,8% das mulheres. 

Como a grande maioria dos negócios não estão preparados para lidar com a inadimplência, acabam tendo prejuízos incontroláveis. 

Diante disso, preparamos um conteúdo para você desenvolver meios de defesa e proteção que ajudem a reduzir os impactos no caixa dos negócios. 

Siga esta leitura para saber mais.

O que é inadimplência? 

Chamamos de inadimplência quando uma pessoa ou empresa não realiza um pagamento até a data combinada. Isto é, toda vez em que um consumidor realiza uma compra e depois não paga o boleto ou fatura do cartão até a data de vencimento, consideramos que ele se torna um cliente inadimplente.

Na teoria parece bem simples de entender, mas o grande desafio dos negócios é encontrar formas de vencer esse problema no dia a dia.

Afinal, quanto maior a taxa de inadimplentes, mas complicado é equilibrar as contas de uma empresa e manter as obrigações financeiras próprias em dia. E diante desse problema, é bem comum que empreendedores tenham que recorrer a alternativas como linhas de créditos ou empréstimos, por exemplo.

O que a inadimplência pode causar nas empresas?

A inadimplência é um problema sério e pode ocasionar diversos prejuízos para a saúde financeira de um negócio. Principalmente porque se esse problema não for combatido, pode virar algo crônico para a saúde financeira da empresa.

Entenda quais problemas o seu negócio pode ter, caso a inadimplência não seja controlada: 

1. Afeta o fluxo de caixa

A operação ideal é quando a empresa realiza o controle de entradas e saídas onde valores à vista são utilizados para cobrir contas de curto prazo, e os valores de prazo são incorporados no planejamento financeiro. Mas, quando um cliente atrasa um pagamento, as finanças entram em desequilíbrio. Afinal, isso compromete o fluxo de caixa, obrigando o negócio a repensar planos e negociar prazos de pagamento, por exemplo. 

2. Reduz potencial de investimento e liquidez

A liquidez é um dos principais indicadores financeiros de uma empresa e diz respeito à capacidade do negócio arcar com dívidas de curto prazo. Ou seja, de no máximo 12 meses.

Entretanto, com consumidores inadimplentes e sem dinheiro em caixa, o negócio pode perder potencial de investimento seja em maquinário, contratação de funcionários, bem como matéria prima, saindo seriamente prejudicado.

3. Desgasta o relacionamento com o cliente

A inadimplência também se torna um sério problema para a construção de um bom relacionamento com o cliente. Isso porque o próprio processo de cobrança torna-se algo chato para o consumidor, mesmo que ele não esteja agindo corretamente. E o motivo para isso é que nunca se sabe o motivo do não pagamento. Assim, negociar em cima de situações delicadas é extremamente difícil.  

4. Provoca gastos extras

Por fim, um dos principais problemas que a inadimplência causa ao negócio, como falamos anteriormente, é que na maioria das vezes são as empresas que precisam arcar com os custos extras ocasionados pela inadimplência dos consumidores.

Mas, então, como evitar a inadimplência?

Existem algumas medidas que podem ser tomadas visando evitar que o negócio feche sempre no vermelho por conta dos atrasos. 

Separamos algumas dicas que podem ajudá-lo a lidar com a inadimplência para que ela não tome conta do seu negócio e prejudique a sua estabilidade financeira. Confira: 

  • Pesquise o histórico de pagamentos dos clientes
  • Diversifique as formas de pagamento
  • Recompense os bons pagadores
  • Tenha controle dos processos de pagamento e cobrança
  • Notifique o consumidor sobre datas de vencimento
  • Estruture e oriente a equipe de cobrança

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