ROI: Como calcular o retorno sobre o investimento?

Símbolo Focus BPO

Você sabe como calcular o retorno sobre o investimento do seu negócio? Aprender o que é o ROI é mais um passo na jornada do empreendedor.

Esse tipo de indicador auxilia na administração da empresa, ajudando a resolver dúvidas sobre rentabilidade e investimentos, além de proporcionar perspectivas e planos de ação mais eficientes.

Dessa forma, você pode aumentar a lucratividade e impulsionar o seu negócio.

Nesse artigo, entenda o que é esse indicador, qual a sua importância e como calculá-lo.

O que é ROI?

Um indicador que permite saber qual o resultado financeiro real de um investimento realizado: o ROI, em inglês “Return Over Investment”, é a abreviação de “Retorno Sobre Investimento”.

Como o próprio nome sugere, a métrica possibilita o controle de dinheiro que uma empresa pode ou não ganhar quando há um investimento. Assim, é indicado para situações de aplicação. E quando existe relação direta entre a entrada e a saída de recursos.

A métrica fornece o resultado final de cada aplicação ou inversão, permitindo identificar quais investimentos valem a pena, e como otimizar os já existentes para que eles possam performar melhor. 

Em suma, a métrica é utilizada para medir os rendimentos obtidos a partir de uma determinada quantia de recursos investidos. Ou seja, a relação entre o lucro e prejuízo obtidos sobre o capital investido. 

Qual a importância do ROI para o sucesso de uma empresa?

Dentre os indicadores econômicos, talvez o ROI esteja entre os mais importantes. Com ele é possível compreender o retorno sobre o investimento de um negócio, além de avaliar como algumas iniciativas específicas podem contribuir para bons resultados.

Analisar os investimentos sob a ótica de retorno faz com que prioridades sejam facilmente identificadas. E isso é vantagem no momento de escolher uma opção de investimento, mudar um setor da empresa ou pensar em expandir uma atuação, por exemplo.

Com o ROI é possível planejar metas e objetivos tangíveis, não somente no início do negócio, mas ao longo de toda uma operação.

Além disso, os relatórios podem ser gerados com as mais diferentes abordagens: de tempo, setor e investimento.

São muitos os benefícios do ROI para uma empresa, desde o auxílio para tomada de decisões em novos negócios e projetos ao potencial retorno sobre o aporte realizado. Ou seja, esse indicador é bastante útil para um negócio.

Confira algumas outras vantagens do uso dessa ferramenta:

Ajuda a construir um plano de ação

Com ele é possível identificar quais os melhores investimentos e então colocar um plano de ação em prática, acompanhando se tudo está correndo como o esperado. É um controle efetivo sobre o negócio.

Potencializa lucros

Investimentos que apresentam bom retorno ajudam a potencializar os lucros de uma empresa. Ao calcular o ROI, você conseguirá utilizar os recursos disponíveis da melhor maneira possível, podendo até lucrar mais com menos. 

Permite acompanhar a evolução de um negócio

O cálculo do ROI possibilita acompanhar se o negócio está evoluindo a partir do investimento geral da empresa X retorno. Dessa forma, o empreendedor consegue ampliar o entendimento sobre o crescimento da empresa, além de entender quanto retorno financeiro o negócio vem proporcionando.  

Proporciona melhor mensuração de resultados

Uma das facilidades desse indicador é transformar em números a comparação de esforço e resultados, que é um dos critérios essenciais para a gestão da empresa. O ROI esclarece claramente ajudando a verificar se os resultados foram bons ou se podem melhorar.

Auxilia na tomada de decisões

O ROI é conhecido por apoiar empreendedores e empresários na gestão de metas, afinal é um indicador de performance. A métrica auxilia na tomada de decisões, afinal, não existe nada melhor que decidir baseado em informações concretas sobre o negócio.

Como calcular o Retorno sobre Investimento?

Como vimos o ROI trata-se de uma correlação, assim seu resultado será um valor positivo ou negativo de vezes em que o investimento deu retorno, ou sua porcentagem. Portanto, para calculá-lo, deve-se subtrair o custo do investimento do valor obtido, e dividir esse resultado pelo valor investido. Veja a fórmula: 


ROI = (valor arrecadado – investimento) / investimento

E para descobrir o percentual, basta multiplicar o resultado por 100.

Ainda está com dúvidas ou precisa de suporte especializado para ter melhor retorno sobre o investimento? Então, fale com um de nossos especialistas.

Trabalhamos para proporcionar uma gestão financeira inteligente e com real visão e perspectiva do futuro, onde o empresário estará pronto para ir mais rápido, forte e seguro em direção aos seus grandes objetivos.

Nunca é cedo demais para começar a planejar. Conheça a Focus BPO.

Posts recentes

Gestão financeira inteligente e acessível

Economize tempo e dinheiro e foque no seu core business.

Ficou alguma dúvida?

Fale agora com um especialista em finanças.

Nunca enviaremos SPAM.
Responder
1
Fale pelo WhatsApp!
Olá! Bem vindo(a) ao atendimento da Focus BPO! Como posso ajudar?