Uma boa gestão financeira depende de bons resultados alcançados. Para isso, é preciso apostar em um controle de mensuração de resultados. Afinal, como direcionar esforços para o crescimento do negócio, sem antes entender como está a saúde financeira da empresa? Os indicadores de desempenho, também conhecidos como KPIs, podem ser grandes aliados nesse processo. Um dos principais e mais utilizados é o Ticket Médio. Você já ouviu falar nesse indicador?
Entenda a importância dele para o seu negócio, como calculá-lo e, descubra como aumentar o ticket médio do seu negócio com algumas dicas valiosas que preparamos para você. Siga essa leitura.
O que é Ticket Médio?
O ticket médio é o indicador de desempenho responsável por analisar o valor médio das vendas de uma empresa. Isto é, a métrica analisa quanto um negócio fatura por cliente. Além de qual é a média gasta em cada compra ou assinatura, por um determinado período.
O indicador está entre os principais a serem medidos e acompanhados dentro de uma organização, sendo o responsável por demonstrar e projetar o crescimento de um negócio.
Afinal, a métrica permite compreender qual é o valor médio das vendas que uma empresa realiza, possibilitando identificar, de maneira simples e direta, se os gastos para adquirir clientes são maiores ou menores do que o valor que esses clientes consomem.
Para que isso seja feito, o ticket médio analisa o valor médio das vendas de um determinado período, levando em consideração o faturamento total do negócio e o número de vendas realizadas.
Dessa forma, quando o ticket médio cobre os custos de aquisição de clientes e garante uma margem de lucro, é considerado o ticket médio ideal para aquela empresa.
Além disso, esse indicador também possibilita analisar o comportamento do cliente com a marca e como está a sua satisfação com a empresa.
Por que essa é uma métrica importante?
O ticket médio é considerado uma das métricas mais importantes de um negócio, pois fornece ao gestor informações valiosas para a elaboração de ações estratégicas e para o planejamento de vendas com o objetivo de melhorar os resultados.
Com esse indicador é possível identificar a necessidade de adotar mudanças importantes em uma ou outra etapa do funil de vendas, por exemplo. Além disso, proporciona aos gestores um olhar mais estratégico frente às decisões do negócio.
Esta métrica analisa o que já passou, mas sempre buscando avaliar o resultado das ações já realizadas para, assim, saber o que precisa ser ajustado futuramente no setor.
Assim, um ticket médio baixo ou que não corresponda ao esperado pode identificar a necessidade de melhorias em algumas áreas do setor, como treinamentos, inovação, otimização de processos e a criação de novas estratégias para reter clientes, por exemplo.
Sem o acompanhamento de indicadores como este, é possível que a empresa não tenha o panorama real da saúde financeira e acredite que tudo está indo bem somente porque as vendas estão acontecendo. É importante acompanhar.
Mas, afinal, como calculá-lo?
Calcular o ticket médio do seu negócio é bastante simples. Basta selecionar um determinado período, como um mês, por exemplo, e identificar quantas vendas foram feitas dentro deste período e o faturamento total delas.
Assim, você irá dividir o valor do faturamento pelo número de pedidos. O resultado será o ticket médio do seu negócio.
O ideal é fazer o cálculo mensalmente, buscando criar um histórico para conseguir acompanhar melhor a evolução. Mas, em mercados mais voláteis, é possível que o cálculo seja mais eficaz sendo realizado de forma semanal. Vale avaliar o que é melhor para o seu setor.
Também é importante considerar o contexto em que esta métrica de vendas está sendo avaliada. Afinal, alguns negócios possuem um ticket médio mais alto do que outros.
3 estratégias para aumentar o seu ticket médio
Por fim, separamos algumas dicas valiosas que podem ajudar você a aumentar o ticket médio do seu negócio. Confira:
- Mantenha a sua equipe em constante treinamento
- Aposte em alternativas para ampliar as possibilidades de compra
- Ofereça uma experiência impecável para o consumidor
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